quarta-feira, 21 de março de 2018

EDUCAÇÃO CRISTÃ DE FILHOS - INTRODUÇÃO



INTRODUÇÃO



O maior desafio da humanidade hoje não está na conquista de outros planetas, na descoberta de novas tecnologias, na solução para os problemas sociais que afligem o mundo. Estas coisas sempre foram buscadas, com ou sem avanços. O maior desafio que enfrentamos hoje é na criação dos nossos filhos num ambiente caótico e hostil como a sociedade em que vivemos atualmente. O mundo está cada vez mais desprovido de valores e repleto de mecanismos pecaminosos geradores de morte. Desde cedo as crianças são bombardeadas por estímulos e informações que, na maioria das vezes, não são saudáveis. E são esses estímulos e essas informações que construirão o seu caráter, determinando o seu comportamento presente e futuro dentro da família e em toda a sociedade. O que antes chamávamos de valores morais são considerados conceitos ultrapassados ou ideais reacionários promovidos pela religião, que limitam a liberdade humana e lhe impõe um estilo de vida particular. Não existem mais limites e a própria sexualidade é questionada. O modernismo ateísta, infiltrado em todos os âmbitos da sociedade, tenta provar que Deus é inútil. Quando as pessoas não compram essa ideia, continuam a crer em Deus, mas vivem como se Ele não existisse.
Então nossos filhos vêm a um mundo tomado pela incredulidade, pela relativização dos valores, pelo consumismo desenfreado, pela falta de ideais altruístas, pela sensualidade generalizada no imaginário e na cultura, pela violência cada dia mais crescente, pela falta de perspectivas, pelo individualismo, pelo ódio. O nosso desafio é educar através do exemplo, manter uma vida santa e íntegra diante de Deus, vivendo e ensinando aos nossos filhos os valores eternos do Pai celestial e da sua Palavra. Este é um empreendimento que demanda tempo, oração e muitas lágrimas derramadas aos pés da cruz, mas que possui frutos duradouros e eternos. O papel da educação cristã é crucial para proteger o intelecto, a emoção e a espiritualidade dos filhos, fornecendo-lhes uma base bíblica sólida para a construção do seu caráter.Esta é a nossa missão como pais. Viver no mundo sem ser do mundo, nadar contra as ondas da depravação total, apresentar-nos a nós e aos nossos filhos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus em um culto racional e constante é a meta de pais que farão a diferença.
Uma questão crucial neste tema é que, enquanto os filhos não são convertidos pelo Espírito Santo a Jesus, necessitam bem mais que uma educação baseada em princípios bíblicos, mas carecem ainda de evangelização. Entender as coisas espirituais e praticá-las só é possível a partir do momento que o indivíduo é inserido no corpo de Cristo por meio da conversão. Enquanto isso não acontece, por melhor que seja a educação dos pais, os filhos ainda serão carnais, ímpios; eles estarão ainda perdidos e não levarão a sério as coisas de Deus. Assim, o lar é o local onde o evangelismo de crianças deve começar. Se elas não tiverem o exemplo e a pregação dos seus pais, dificilmente aceitarão de outras pessoas ou, por outro lado, acabarão se deixando influenciar pelo exemplo e pela pregação errados. Este evangelismo no lar envolve[1]:


Ensino

A apresentação do Evangelho por meio da educação pelos pais é o contato mais direto que a criança terá com a Palavra de Deus. Os pais crentes devem educar os seus filhos na disciplina e na admoestação do Senhor (Ef 6:4). A admoestação está ligada à censura e advertência, à instrução por meio da Palavra, o que envolve a disciplina, como uma forma de treinamento da criança (cf. 1 Co 10:11; Tt 3:10). Esta educação, que em outros textos bíblicos traz o termo grego paideia, também está associada às recompensas e punições que esta educação carrega. Em Provérbios 22:6, Salomão nos instrui: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. A criança que cresce num lar cristão deve receber instruções morais baseadas na Bíblia, aprendendo a amar a Deus e a obedecê-lo, sendo íntegra, justa, obediente, honesta, amorosa, praticante do bem, solidária, amante da Bíblia. Ela deve ser estimulada a ter intimidade com Deus por meio da oração. O ensino da palavra de Deus no lar leva a criança ao desenvolvimento mental (Pv 1:1-4; Sl 119:130), físico (Pv 3:2; 4:20-22), emocional (Sl 119:24, 25, 40, 44, 45, 49, 50, 88, 93, 107, 154, 165), social (Pv 3:1-4; Sl 119:23, 24, 42, 51, 52), moral e espiritual (Pv 3:1-3; 4:4-12; 6:6-27; Sl 119:9-11,24, 29, 30, 59, 60, 163).


Testemunho pessoal

Diante de tudo o que é ensinado à criança a respeito de Deus e da sua Palavra, o exemplo dos pais é que falará ainda mais alto. Não adianta ensinar à criança algo que ela percebe que não está sendo verdade no próprio testemunho dos pais, que não é praticado por eles. Os pais precisam educar os seus filhos por meio de um testemunho coerente, praticando aquilo que ensinam.


Evangelização

Por fim, o ensino e o testemunho pessoal devem vir acompanhados da evangelização. Isto é: a criança deve ser orientada quanto à realidade do seu pecado e a necessidade de crer em Jesus para ser salva. A prática da Palavra só é possível a partir da conversão, quando o pecador recebe o Espírito Santo que o estimula e o capacita para praticá-la. A educação cristã para aqueles que não são crentes serve como um ensino moral elevado capaz de promover o bem e formar boas pessoas e bons cidadãos; mas se o aprendizado não vier acompanhado da conversão, não produz indivíduos salvos. Um dos grandes erros de muitas crianças, adolescentes e jovens que são filhos de crentes, que frequentam assiduamente uma igreja, que participam da escola bíblica e que realizam apresentações de dança e teatro em ocasiões especiais é achar que tudo isso as torna crentes. Muitos adultos frequentam a Igreja nessa mesma situação, servem do seu jeito, vivem uma vida religiosa, mas jamais aceitaram a Jesus como seu Senhor e Salvador. Mesmo que tenha sido educada dentro dos princípios da Palavra de Deus e, juntamente com sua família, pratique muitos desses princípios, ainda assim a criança precisa passar pela experiência da conversão para se considerar salva. A salvação não é uma doença transmitida de uma pessoa para outra ou uma molécula de DNA dos pais que passa a fazer parte intrinsecamente dos seus filhos.
Todos provavelmente conhecemos histórias de pastores que possuem filhos nas drogas; de crianças que foram criadas dentro da Igreja e que pararam de frequentá-la assim que entraram na adolescência. Da mesma forma, ouvimos histórias de crentes que estão firmes no Senhor e que se converteram ainda crianças, com menos de dez anos de idade, às vezes aos cinco anos. Quando Paulo fala, em 1 Coríntios 7:14, a respeito da santificação dos filhos pela presença de um crente na família, não está afirmando que esses filhos sejam crentes. Se assim fosse, o marido descrente seria crente pela fé da esposa e vice-versa. Numa família de crentes, as crianças estão sob a influência de Deus por meio dos seus pais, o que não acontece numa família de descrentes, onde a influência é totalmente maligna.

O objetivo deste estudo é abordar a educação cristã sob dois aspectos importantes no processo de transmissão da Palavra de Deus aos filhos: uma comunicação eficaz baseada no respeito mútuo e no constante diálogo; e a prática dos estímulos corretos que visam levar às práticas corretas, de acordo com os princípios éticos, morais e espirituais apresentados na Bíblia. A educação não é uma operação invasiva, mas um processo dinâmico de conquista diária, onde quem ensina também é ensinado. Ela é baseada na afetividade, pois educar sem amor não é educar. Muitos ditadores conquistam a obediência e ensinam seus cidadãos por meio da coerção, com ameaças e punições. Não é isto que a Bíblia nos ensina; não é este o exemplo do Senhor Jesus.



[1] Adaptado do livro “Ide e pregai: curso de formação de evangelistas”, de minha autoria, ainda a publicar.

Mizael Xavier

LEIA TODO O ESTUDO NA ÍNTEGRA ADQUIRINDO O E-BOOK PELA AMAZON:


CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS E-BOOKS COM TEMAS TEOLÓGICOS, ESPIRITUAIS, POESIA, TEATRO, CONTOS E MUITO MAIS! ACESSE O SITE OU O APLICATIVO DA AMAZON E ADQUIRA OS SEUS. VEJA ALGUNS TÍTULOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS:














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.