quarta-feira, 6 de julho de 2016

OS "CAÇA-PALAVRA" E A IMPORTÂNCIA DE VIVER A PALAVRA DE DEUS




Nos anos 80, um dos filmes que mais brilhou nos cinemas foi “Os caça-fantasmas”. Um grupo de quatro amigos montou uma empresa especializada em caçar fantasmas. Bastava discar um número de telefone e lá estavam eles com suas máquinas de raios para capturar qualquer assombração. O refrão da música repetia: “Quem você vai chamar? Caça-fantasmas!”. O mundo evangélico parece ter um sistema parecido: são os “caça-Palavra”. No momento da angústia, do desespero, da dúvida ou qualquer outra emergência, basta “discar” um versículo e parece que tudo se resolve.
Eis alguns “números de emergência” da Bíblia. quando está triste, chame João 14; quando você está preocupado, ligue Mateus 6: 19-34; quando a sua fé precisa de agitação, ligue Hebreus 11; você se sente para baixo , ligue Romanos 8: 31-39; quando você quer segurança cristã, ligue Romanos 8: 1-30; quando você quer coragem para um tarefa, chamar Josué 1; segredo de Paulo para a felicidade, Colossenses 3:12-17; está deprimido, chame Salmo 27; Se o seu bolso está vazio, ligue Salmo 37; se está desanimado no seu trabalho, o Salmo 126. Existem muitos outros “disque-soluções” que os “caça-Palavra” utilizam, como se o simples abrir da Bíblia, ler ou tomar posse de alguns versículos fosse resolver algum problema. Ou como se a Bíblia fosse um mantra que, se repetido várias vezes, trará algum benefício. A Palavra de Deus só se torna eficaz na nossa vida quando ela é posta em prática, vivida, obedecida. Vencer uma barreira, passar por um problema, alcançar uma vitoria, obter sucesso é muito mais que folhear a Bíblia, mas envolve mudança de pensamento e de comportamento, arrependimento e confissão de pecados, prática do amor, santidade de vida, libertação de vícios abandono de si, solidariedade.
Se não conheço a razão da minha tristeza nem estou disposto a dar os passos necessários para uma vida cristã feliz, de nada me adiantará chamar João 14. A minha preocupação somente desaparecerá ou será trabalhada se eu colocar em prática o que me diz Mateus 6:19-34. Recitar o Salmo 91 num momento de perigo não me livrará da mão de bandidos, mas ser prudente e investir em segurança, confiando na proteção de Deus, sim. Não vencerei os meus medos apenas crendo que o Senhor é o Pastor do Salmo 23, mas abrindo a minha vida para que Ele realmente seja Senhor e Soberano absoluto do meu coração. Se estou por baixo, não me adianta apenas conhecer o que diz Romanos 8:31-39, mas vivenciar o poder do amor de Deus que pode me colocar de pé. Quando saio de casa para o trabalho ou para uma viagem, ler o Salmo 121 não fará com que os acidentes fiquem longe ou eu não tenha nenhum tipo de chateação no meu emprego. Isso seria superstição.
A Bíblia não é um simples manual de instruções com fórmulas prontas para todas as ocasiões. Compreender o que ela nos diz e executar aquilo que ela nos pede não é tão fácil quanto parece. Viver a Bíblia e torná-la real em nosso dia a dia envolve, além do que já dissemos, comprometimento com Deus, com os valores do seu Reino. O processo da cura espiritual e emocional é demorado, requer renúncia. Tornar a Palavra a bússola da nossa vida é mais que tomá-la nas mãos e abri-la a esmo, mas envolve impregnar a nossa vontade com o seu aroma suave, fazer dela o nosso alimento diário. Achar que tudo será fácil e mágico porque temos a Bíblia nas mãos é um terrível engano. Não foi fácil nem mágico para aqueles que a escreveram, por que seria para nós? Não foi simples para os homens e mulheres de Deus mencionados em Hebreus 11, por que seria diferente conosco?
Jesus foi tentado através da própria Palavra. Os apóstolos pregaram a Palavra e por ela sofreram toda sorte de perseguições, alguns foram martirizados. O que Deus espera de nós é que nos deixemos tomar de tal forma por sua Palavra que ela se torne o nosso respirar, o nosso caminhar, o nosso ouvir, o nosso falar, o nosso enxergar. Não simplesmente porque acreditamos nele, mas acima de tudo porque a colocamos em prática. A fé é prática. O avivamento espiritual vem por meio de obediência à Palavra. Ela é o começo, meio e fim da fé Cristã. Logo, ao invés de caçar a Palavra, devemos vivê-la em toda a sua inteireza, pela graça de Deus que nos capacita a isso, pelo Espírito Santo que nos justifica e santifica.



Mizael de Souza Xavier 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.