quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SONHOS E PREMONIÇÕES - PARTE 1 - INTRODUÇÃO



Introdução.

Sou o tipo de pessoa incrédula para certos tipos de coisas. Não creio em fantasmas, assombração, espíritos que se comunicam com os vivos, previsão do futuro, astrologia, elementais, cartas, búzios. Esse tipo de coisa não povoa meu conjunto de crenças. Pudera, creio em Deus e creio também na Bíblia. Sei o que ela nos fala sobre estas coisas e acredito que, na maioria das vezes, tudo não passa de manifestações de espíritos das trevas para confundir o homem, aprisionado-o em crendices inúteis e privando-o da verdade de Jesus Cristo. Em outras, fantasias arquitetadas por pessoas que desejam obter vantagem financeira sobre os outros (estelionato). Até mesmo na igreja evangélica encontramos crendices e superstições desse tipo. Quanto mais o homem acreditar nestas coisas, melhor para o príncipe das trevas. Respeito a crença dos outros, aceito que elas possam pensar o contrário; por isso me sinto a vontade para dizer o que penso, entendendo que respeitarão a minha crença também.
            A despeito da minha descrença destas coisas, no decorrer de minha vida sobre a face desta terra, inúmeros casos têm me acontecido que me deixam a perguntar O quê?!. Não creio em coincidências. Creio que Deus está no controle da história, da humanidade em geral e da minha, pessoal. Ele trabalha de formas que nós desconhecemos e que escapam a nossa maneira de agir e resolver as coisas. Ele sabe o ontem, o hoje e o amanhã. Ele tem o poder de abrir os mares, estagnar os astros, transformar égua em vinho, ressuscitar os mortos. Ele pode mais do que possamos imaginar. Ao homem não cabe conhecer o futuro, mas apenas construí-lo da melhor maneira que puder. Mas sendo Deus conhecedor de todas estas coisas, não poderá Ele querer nos informar algumas delas para o nosso bem, tipo um aviso?
            A Bíblia está repleta de passagens em que Deus revelava sua vontade aos homens através dos profetas, por meio de sonhos e visões. Esta revelação foi substituída pela revelação final manifestada em Jesus Cristo e repassada pelo seu Evangelho até os dias de hoje. Ainda assim, Deus não deixou de revelar aos homens seus mistérios e vontade através de meios considerados antigos. Temos alguns exemplos na Bíblia. Por exemplo, Pedro teve a visão de um lençol que descia até ele repleto de animais que para o judeu eram considerados impuros. Nesta visão Pedro era incitado a matar e comer aqueles animais e prontamente se negava. O que Deus queria dizer com aquilo? Que ele deveria organizar um churrasco para comemorar com o restante dos apóstolos? Não. Deus queria que ele fosse pregar aos gentios, povo considerado impuro, ou pagão, pelos judeus (Atos 10:1-48). O apostolo Paulo teve uma experiência de ser conduzido até o terceiro céu e teve visões que jamais pôde revelar a humanidade. E para que ele não se ensoberbecesse com a maravilha daquelas visões, foi-lhe posto um espinho na carne, um mensageiro de satanás para atormentá-lo. Mais adiante estudaremos um pouco mais sobre os significados dos sonhos na Palavra de Deus.
            Nos dias de hoje, essas revelações estão repletas de explicações oriundas do espiritismo e de algumas religiões esotéricas. A maioria das pessoas encontra explicação para estes fatos em vidas passadas, espíritos de pessoas mortas, anjos da guarda, etc. Mas como explicar todas as revelações que recebemos sem acreditar no espiritismo ou no esoterismo? Quando acontece com um incrédulo temos muita facilidade em desacreditar e encontrar explicações bíblicas, sendo a mais comum aquela que diz que é tudo culpa do maligno. No meio evangélico, muitos crentes têm supostos sonhos reveladores, onde dizem que Deus “falou”, “revelou” algo. Alguns preocupam-se com tais sonhos e sentem neles uma direção de Deus para as suas vidas. Outros de fato recebem novas revelações a respeito de Deus e da sua Palavra, o que se configura algo satânico, pois a revelação de Deus acerca de si e da sua Palavra findou com o último livro da Bíblia escrito. Deus não nos traz novas revelações, Ele apenas lança uma luz sobre aquilo que já está revelado, o que é um trabalho do Espírito Santo e pouco tem haver com sonhos.
            A Bíblia nos fala sobre dons de profecia, sonhos e visões e nos diz que todos estão ligados diretamente às manifestações do Espírito Santo, servindo sempre a um fim proveitoso de edificação do corpo de Cristo, que é a igreja. Porém, como explicar certas coisas que nos acontecem, certas premonições que temos que não estão ligadas diretamente à vida eclesiástica, mas dizem respeito a um momento específico pessoal nosso? Será Deus no controle de nossas vidas nos prevenindo de algo? Coincidência? Não creio, como já disse, em coincidências. Alguns casos podemos até pensar em coincidência, mas normalmente não é assim. O que faremos com esses sonhos e premonições vai depender da visão que temos deles.
            Quero aqui relatar alguns fatos que aconteceram comigo e que me esforçarei para lembrar. Fatos ligados à premonição, sonhos, intuição, manifestações do subconsciente e do inconsciente. Estes relatos servirão para que possamos entender melhor como a nossa mente pode funcionar, como podemos antecipar algo que está para acontecer e como Deus pode estar trabalhando na nossa vida. Uma coisa me intriga muito: por que será que eu só tive a convicção que havia tido uma premonição depois que ela se concretizou? Por que não agimos diante das coisas que nos são antecipadas? Se conseguirmos antecipá-las e agir antes que aconteçam podemos modificar o futuro? O filme Premonição retrata bem essa realidade: uma jovem pressente o que irá acontecer antes que acontecesse. Ela intervém e muda radicalmente a vida de muitas pessoas que são salvas da catástrofe. Como uma mãe que diz ao filho: “Meu filho, eu acho que você não deveria sair esta noite. Fique em casa”. O filho sai... e o carro capota e o mata.
            Se você tem sonhos que não consegue explicar, visões e premonições, este estudo lhe ajudará bastante. De antemão quero dizer que, acima de tudo, a Bíblia deve ser o nosso parâmetro, a nossa bússola. Independente do conteúdo do Sonho, devemos submetê-lo ao escrutínio da Palavra de Deus, que possui a posição final em questões de revelação e vontade de Deus para a nossa vida. Se você tem um sonho que está abandonando o seu cônjuge para ficar com o cônjuge do outro, por mais forte e impressionante que este sonho seja, não é de Deus, mas da sua carne, dos seus desejos pecaminosos. É preciso sabedoria. Não vá abandonar o seu lar.

            Antes de prosseguir na leitura deste estudo, o leitor deve ter em mente que o que será transmitido aqui é uma visão bíblica dos sonhos e premonições. Existem, como já falei, diversas explicações para os sonhos oriundas de inúmeras crenças. Cada um defenderá a sua opinião e tentará provar por diversas formas estarem certas. Eu defendo aquilo que está na Bíblia, a Palavra de Deus. É nela que a minha crença e os meus argumentos estão baseados. O leitor sinta-se a vontade para concordar ou não. Aconselho ler este estudo com um Bíblia para consulta, para ver se as coisas são de fato assim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.