segunda-feira, 31 de março de 2014

CRIMES DE INTERNET: COMO PROCEDER, COMO SE PROTEGER, COMO SOBREVIVER



A Internet e as redes sociais vieram para ficar. Elas não são um mal em si, pois são sistemas desprovidos de consciência e vontade próprias. O que se fará da Internet e das redes sociais – assim como um automóvel, uma faca de cozinha, um bastão de basebol ou qualquer outro objeto inanimado – dependerá de quem faz uso delas. Assim, tanto elas podem ser utilizadas para o bem comum e social, como também podem ser armas de destruição.
 
Todos nós sabemos dos riscos que corremos todas as vezes que acessamos a Internet. Todavia, ligamos quase sempre estes riscos ao perigo de vírus capazes de danificar nosso sistema ou identificar nossas transações financeiras. Tais riscos são reais, mas existem outros que devem nos causar preocupação e merecer a nossa integral atenção. O maior perigo escondido por detrás da Internet somos nós mesmos! Cada um de nós pode ser um inimigo oculto, espreitando, esperando o momento certo de agir, de nos pegar na sua rede e nos causar os mais diversos transtornos. É sobre este cuidado que quero alertá-los.
 
Não é preciso falar aqui dos casos de estupros, sequestros, assassinatos e tantos outros crimes praticados por internautas. Tudo começa com uma simples conversa numa rede social e acaba numa cova rasa, num matagal. Dor, sofrimento, vergonha, famílias destruídas, vidas ceifadas, crianças maculadas, casamentos desfeitos, destruição. Está com medo? Pois sinta medo, muito medo, pois ele lhe manterá vivo! E o que dizer dos incentivos ao suicídio, inclusive de crianças e a prática de crimes? Acorde! Este mundo não é virtual, mas é bastante real. Pode ser você, seu pai ou mãe, seus filhos ou sobrinhos, seus netos, seus avós, seus amigos. O mal não escolhe, apenas seleciona.
 
Até que ponto podemos confiar na pessoa que está dou outro lado? Ela é realmente quem que diz ser? Aquela foto é mesmo dela? As coisas que ela escreve são de fato verdade? Mesmo se forem (telefone, endereço, tudo), como confiar no seu caráter, na sua índole? Uma web cam pode revelar a imagem exterior de uma pessoa, mas jamais mostrará como ela é por dentro. Vale a pena se arriscar? Nossa vida vale o risco? Os casos de casamentos maravilhosos que se iniciaram através da Internet mesclam-se aos terríveis fatos citados acima, onde impera o terror. Você quer jogar roleta russa com a sua vida? Para que possamos proteger nossa individualidade e nos manter imunes (na medida do possível) a essa onda de insegurança, alguns cuidados simples são necessários. Gostaria de sugerir alguns.
 
1) Se ainda houver, jamais entre em salas de bate-papo com seu próprio nome; use sempre um pseudônimo que não possa lhe identificar. Se alguém insistir em querer saber como você se chama, dê um nome falso. Se quiser identificar-se, revele somente seu primeiro nome, jamais sobrenome. Perca um amigo, mas não perca a paz! Com o tempo e com confiança adquirida, vamos nos revelando para quem realmente precisa e/ou merece.
 
2) Ao conversar pelas redes sociais, em hipótese alguma compartilhe números de telefone, fixo ou celular, por mais tentador que seja, enquanto não sentir segurança na pessoa com quem está falando. A pessoa que está do outro lado pode transformar a sua vida num inferno. Mas se mesmo assim desejar correr esse risco, tome cuidado para que o número dado não venha a prejudicar outras pessoas, principalmente seus familiares. A propósito: jamais forneça números nem contas de Facebook, Instagram ou qualquer outra de terceiros sem o consentimento deles.
 
3) Não dê endereços de residência ou trabalho. Não informe o local da igreja ou do clube que frequenta, ou do colégio em que estuda. Evitar más surpresas lhe fará bem. Não confie em promessas, palavras lisonjeiras, rostos bonitos ou boas intenções. Dizem que o inferno está cheio delas!
 
4) Tome cuidado ao expor sua imagem através de fotos ou vídeos, seja na sua página pessoal, grupos ou chats. Nudes, jamais! Amanhã elas poderão estar nas mãos de pessoas erradas, editadas de forma constrangedora, sendo usadas contra você. Se quiser aparecer, apareça sozinho. Não envolva familiares, amigos e parentes. Jamais envie fotos de crianças (filhos, irmãos, sobrinhos, netos, etc.) para pessoas desconhecidas. Quando você divulga sua imagem na Internet, deixa de ser uma pessoa comum e passa a ser uma pessoa pública. O alcance da imagem é global e dificilmente a foto será retirada de circulação. Imagine, então, um vídeo íntimo!
 
5) Cuidado para não se exceder nas conversas, compartilhando coisas íntimas, principalmente na área sexual. Expor-se assim pode lhe causar constrangimento, pode instigar desejos de pessoas doentias, principalmente se você for criança ou adolescente. Fale dos seus gostos, manias, e preferências com moderação. Sexo pela Internet pode parecer bom, mas você não sabe o que isso pode estar causando na pessoa do outro lado. Pode ser um maníaco sexual! Jamais compartilhe vídeos íntimos.
 
6) Se você é criança ou adolescente, não faça ABSOLUTAMENTE NADA sem o conhecimento dos seus pais e/ou responsáveis! Mantenha-nos por dentro de todos os sites e redes sociais que você frequenta, as pessoas com quem conversa. Se perceber que algum adulto lhe adicionou ou chamou para um bate-papo, comunique imediatamente aos seus pais e/ou responsáveis. Não envie fotos nem vídeos. Não marque encontros. Não revele seu número de telefone, endereço residencial, escola em que estuda, igreja que frequenta ou qualquer outra informação que possa possibilitar alguém lhe encontrar.
 
7) Duvide sempre de tudo o que se fala, por mais sincero que possa lhe parecer. As palavras amigas, carinhosas, o tom da voz, vídeos, músicas melosas. Qualquer psicopata pode se utilizar disso para lhe prejudicar. Lembre-se: o diabo não tem chifres de bode, mas disfarça-se da imagem que você mais ama.
 
8) Se desejar se abrir para a pessoa que está do outro lado, procure conhecê-la ao máximo. Pergunte sobre a sua família e trabalho. Pergunte sobre a sua fé. Pesquise em suas redes sociais fotos compatíveis com as informações que ela passa. Por exemplo, o homem diz que é pai de família e religioso, mas as suas fotos mostram apenas baladas e muitas mulheres bonitas. É claro que ele pode forjar fotos agradáveis e familiares para enganar! Então tente conhecer os familiares dele, peça para vê-los na câmera, analise friamente as imagens. Desenvolva uma relação afetiva sólida antes de se abrir totalmente. Todo cuidado é pouco.
 
9) Um conselho principalmente para as mulheres: muito cuidado com os estelionatários afetivos. Geralmente são homens muito bonitos. Eles vivem em países do exterior e selecionam as suas vítimas nas redes sociais: Sempre dão preferência a mulheres maduras e solitárias. Quando conseguem a sua atenção, procuram conquistá-las afetivamente, fazendo com que se apaixonem por eles; ou altruísticamente, inventando histórias sobre pessoas doentes que precisam com urgência fazer uma operação. Eles convencem suas vítimas a enviarem dinheiro para eles. Depois que de conseguirem o que queriam, bloqueiam as pobres mulheres e desaparecem. O que resta? Tristeza, depressão, sentimento de impotência e até mesmo suicídio. Fuja deles. Não deposite qualquer valor. Entre em contato com a Polícia Federal, se preciso. Repito; NÃO DEPOSITE DINHEIRO ALGUM NA CONTA DE PESSOAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE, PRINCIPALMENTE DO EXTERIOR.
 
10) Ainda sobre o ponto anterior: jamais atenda aos apelos dos “Mohamed” ou qualquer outro nas redes sociais para postar a sua foto mais bonita, segundo eles. O objetivo claro é escolher as suas vítimas, geralmente mulheres acima dos 40 anos. Além disso, você não sabe onde a sua foto vai parar. Não mande! Denuncie aos administradores do grupo. Se eles não excluírem esses homens, denuncie o grupo, e saia. Cobre dos administradores! Pessoalmente desconfio que muitos grupos no Facebook e em outras plataformas digitais são criados com um propósito bem maligno mesmo.
 
11) Quer conhecer alguém pessoalmente? Tomou todos os cuidados necessários? Marque num local público, movimentado, próximo a algum posto policial ou com seguranças, como um shopping. Não aceite entrar em carros, pegar táxi, UBER, 99 ou ônibus. Rejeite alimentos e bebidas que possam lhe oferecer que não sejam comprados na hora. Vá para um restaurante de confiança, de preferência onde você seja bem conhecido (a). Cuidado com o “boa-noite Cinderela”! Nem toda confiança do mundo é suficiente para alguém que conhecemos hoje, mas se sentir segurança, fique à vontade para ser feliz.
 
12) Antes de encontrar-se com alguém, exija-lhe um ou mais números de telefone; certifique-se de que é mesmo dele e deixe-os com alguém de confiança, que poderá ligar para saber de você a qualquer hora, podendo pedir para falar com você para ver se está tudo bem. Informe sempre à sua família para onde vai e com quem vai. Jamais saia às escondidas, pois seu corpo pode ser encontrado escondido num terreno baldio!
 
13) Se você é criança ou adolescente, o cuidado é redobrado. Mesmo que vá encontrar com alguém da sua idade, não faça nada sem o conhecimento e consentimento dos seus pais e/ou responsáveis. Não aceite bebidas alcoólicas, drogas ou nenhum contato físico fora do comum. Não aceite tirar fotos ou participar de filmagens constrangedoras ou com adultos. Não entre em nenhum transporte. Não vá para qualquer outro lugar além do combinado. Respeite o horário determinado por seus pais. Ou melhor: vá com eles! Qualquer problema, grite bem alto, fala um escândalo.
 
14) Informe ao seu site de uso (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) qualquer caso suspeito. Denuncie se o caso for racismo, neonazismo, torcidas organizadas promovendo a violência, movimentos homofóbicos, e todos os outros existentes. Proteja-se a ajude a proteger os outros. Ligue também para o disque denúncia de sua região. Procure a Polícia Federal.
 
15) Jamais divulgue sua situação financeira, heranças, comissões, indenizações ou prêmios a receber. Isso instiga a ganância nas pessoas e atrai estelionatários. Cuidado com a ostentação. Embora você apareça bem na foto, alguém pode querer tirar o que você tem (ou aparenta ter), colocando sua segurança e sua vida em risco.
 
16) Não abra mensagens suspeitas, com conteúdos duvidosos e nem as divulgue, porque você pode ser responsabilizado por isso judicialmente. Mensagens contendo fake news, bullying, calúnias e difamações não devem ser abertas. Se abertas, não devem ser compartilhadas. Apague-as e alerte quem as compartilhou com você. Denuncie se for o caso. Bloqueie pessoas que costumam compartilhar essas coisas. Não curta nem compartilhe, também, fotos e vídeos de pessoas acidentadas ou deformadas, caso não façam parte de uma campanha séria de conscientização ou arrecadação financeira. Respeite a privacidade delas. Saiba que você pode responder criminalmente por divulgar essas coisas. Se você é administrador de algum grupo, deve banir a pessoa que compartilha essas imagens e vídeos. Lembre: o responsável pelo grupo e você, que poderá ser acionado na justiça para prestar esclarecimentos.
 
17) Limite o que irá expor da sua vida nas redes sociais, a não ser que seja uma página ou grupo restrito às pessoas que você conhece e confia. Seu estado emocional, suas decepções amorosas, sua condição social, seu temperamento, o novo biquíni, a sunga nova, o novo relacionamento, o fim de um relacionamento, suas desavenças com outras pessoas, suas insatisfações, seus ideais e sonhos. Tudo isso pode atrair pessoas erradas que usarão todas essas informações contra você! Infelizmente, muitos parentes e amigos também farão isso. Ninguém precisa saber que neste instante você está descascando uma batata, tomando um porre ou orando. Selecione quem precisa e merece saber dessas coisas.
 
18) Todos temos as nossas próprias opiniões políticas, filosóficas, religiosas, etc. Seja moderado com as suas opiniões. Saiba respeitar o pensamento diferente do seu. Se for necessário, converse e debata, mas sem agredir ou ofender. Se você é de algum partido de direita, respeite o de esquerda. Fale do que pensa sem ofender quem pensa o contrário. Se você torce por um time, ainda que isso seja comum entre torcidas diferentes, tenha cuidado ao tirar onda com torcedores do outro time. Uma coisa é uma brincadeira razoavelmente sadia, outra é um ato ofensivo. Amanhã alguém pode encontrar com você na rua e lembrar do que você postou. Eis uma boa coisa para lembrarmos antes de ofendermos as pessoas na Internet: elas possuem uma vida fora dali e podem nos encontrar “sem querer” logo ali na esquina.
 
19) Tenha muito cuidado ao se manifestar radicalmente contra autoridades civis e militares (prefeitos, vereadores, policiais, deputados, senadores, etc.). Além do risco de incorrer no crime de calúnia e difamação, você pode sofrer retaliações de alguns desses indivíduos, que, em sua absoluta maioria, são pessoas corretas. Mas pessoas ruins e criminosas existem até mesmo dentro das igrejas. Então, se você preza pelo bem-estar seu e da sua família, manifeste-se com moderação e dentro da lei, acima de tudo em época de eleições.
 
20) Se você foi vítima de algum crime praticado na Internet, não se cale, mas denuncie! Caso você tenha caído em algum golpe dos “estelionatários afetivos”, não se envergonhe nem se isole. Não entre em depressão, não tenha vergonha, não tire a própria vida. Busque o apoio da família, da Igreja, de profissionais na área de psicologia, entre outros. Mas enfrente de cabeça erguida algo que não foi sua culpa! Ame-se, valorize-se, cuide-se. Tenha isso como um aprendizado. Se alguém ameaçar enviar fotos e vídeos íntimos seus para a sua família, tome a dianteira: peça ao criminoso um tempo para conseguir o que ele quer (geralmente dinheiro ou favores sexuais) e exponha o caso para a sua família! Eles te amam e ficarão do seu lado. Talvez isso afete o seu casamento, mas não irá lhe matar. Quem te ama de verdade, saberá compreender a sua fraqueza e lhe dar todo apoio. Depois diga ao criminoso: “Ok, meu amigo, faça o que você quiser. De mim você não vai conseguir nada”. Bloqueie. Os casos mais sérios devem ser encaminhados à Polícia Federal. Mas não deixe que a tristeza e a depressão tome conta de você. Dê um tempo e invista em num novo relacionamento, de preferência “presencial”.
 
21) Pais, não sejam negligentes. Todos sabemos que hoje os smartphones são as novas babás, o artifício ideal para manter as crianças quietas e ocupadas. Mas é importante bloquear qualquer acesso indevido para a idade delas, monitorar suas conversas, os grupos que frequentam, os jogos que jogam, os vídeos que assistem, tudo o que recebem, comentam e compartilham. Não se permita envolver pela tal liberdade pregada por quem quer destruir as famílias. Vigie! Se necessário, coloque de castigo sim. É melhor um filho vivo e chorando do que calado, mas morto.
 
Sua vida vale mais que uma aventura da Internet. Não se deixe enganar com uma falsa e aparente segurança, com grandes músculos ou seios fartos. Homens também caem em golpes, acima de tudo com as “novinhas”. Siga todos estes conselhos e navegue feliz.  Não se torne refém nas mãos de predadores inescrupulosos, que se aproveitam da Internet para destilar seu veneno, para abusar da sua confiança e usurpar sua paz e sua segurança. O amigo de hoje pode ser o carrasco de amanhã. Isto não quer dizer que devemos deixar de navegar, de fazer amigos, de buscar até mesmo um grande amor nas redes sociais. O que precisamos é o máximo de cuidado e atenção pois não sabemos com quem estaremos lidando, com quem estamos nos abrindo e nos envolvendo.
 
Se ligue! Denuncie! Cuidado com o tráfico internacional de mulheres, as apologias às drogas, à violência, ao racismo. Lembre-se: seu computador, tablet, notebook ou smatphone podem estar sendo rastreados, e você pode parar na cadeia por um descuido. Até provar por A + B que você é inocente, sua vida já escorreu pelo ralo, sua moral, sua dignidade. Ao conversar com alguém, não seja preconceituoso. Aceite as pessoas como elas são, brancas ou pretas, novas ou velhas, pobres ou ricas, cristãs ou muçulmanas, paulistas ou nordestinas. Esta é a mágica sadia da Internet: unir pessoas de várias nacionalidades, raças, credos e níveis sociais diferentes, sem preconceito ou discriminação. Esse é o barato que deve ser preservado!
 
Faça a sua parte! Compartilhe esta postagem e ajude a proteger e salvar vidas! Em outro texto deste blog, chamado MULHERES; CUIDADO COM OS APROVEITADORES E ESTELIONATÁRIOS AFETIVOS, você encontra orientações mais específicas sobre o tema.

https://pregandoaverdadeirafe.blogspot.com/2020/11/mulheres-cuidado-com-os-aproveitadores.html

 
Deus o(a) abençoe, proteja, guarde e livre!


SABE DE OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES? COMENTE AQUI E ME AJUDE A MELHORAR AINDA MAIS ESTE TEXTO!

Mizael Xavier

CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS E-BOOKS COM TEMAS TEOLÓGICOS, ESPIRITUAIS, POESIA, TEATRO, CONTOS E MUITO MAIS! ACESSE O SITE OU O APLICATIVO DA AMAZON E ADQUIRA OS SEUS. CLIQUE AQUI: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

VEJA ALGUNS DOS PRINCIPAIS TÍTULOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.