quarta-feira, 19 de junho de 2013

PROTESTOS NO BRASIL: RAZÕES EQUIVOCADAS!



O Brasil está vivendo um período de intensos protestos que se alastram em todo o terrirório nacional. Começou em São Paulo, onde as manifestações pediam o cancelamento do aumento da tarifa do transporte público e exigiam o passe livre. Outras capitais, como Rio de Janeiro, Brasília, Bahia e Ceará aderiram aos protestos e até ontem eles tomavam maiores proporções, com a presença de mais de 100.000 pessoas apenas no Rio de Janeiro, algo comparado apenas à passeata pelas diretas já e o inpichment de Fernando Collor. As reivindicações agora estrapolam a situação do transporte público e os manifestantes clamam pelo fim da corrupção, por saúde, educação, segurança, qualidade de vida, entre outras reivindicações.

Como em todas as manifestações públicas, os atos de vandalismo praticados por arruaceiros, verdadeiros animais acéfalos infiltrados entre os manifestantes, acabam tirando um pouco do brilho daquilo que é legítimo: o povo nas ruas reivindicando os seus direitos. São bandidos, criminosos, que aproveitam para agredir as autoridades policiais, depredar o patrimônio público e privado e, é claro, saquear lojas. Estes são um caso a parte, algo que as autoridades devem cuidar, indo atrés, prendendo e confinando numa cadeia, já que é proibido colcar pessoas em jaulas, que seria o lugar mais adequado para eles.

Mas existem ainda outras situações mais importantes e que talvez estejam passando desapercebidas. Os protestos são legítimos, mas eles parecem só começar quando alguma coisa fere diretamente o bolso das pessoas. Há quantos anos - para não dizer séculos - estamos atolados numa mar de corrupção? Há quanto tempo o Brasil - todos os Estados e cidades - vem sofrendo com uma saúde sucateada que permite que pessoas morram nas portas dos hospitais sem atendimento? Há quantos anos o povo brasileiro vem sofrendo com uma educação esdrúxula e incapaz de inserir qualquer estudante numa boa universidade pública? Há quanto tempo temos sofrido com a falta de segurança pública, com a imcompetência do Estado em prover bons policiais com bom armamento? Há quanto tempo vemos aumentar os índices de criminalidade, de uso de drogas? Há quanto tempo assistimos atônitos crianças trabalhando no tráfico, se prostituindo, se drogando, sendo vendidas como mercadoria? Há quanto tempo estamos aguentando esse estado de coisas, humilhados pelo poder público, desprezado pelos políticos que elegemos, abandonados por quem deveria nos defender, por que ganha rios de dinheiro às custas dos nossos impostos?

Agora, talvez o povo tenha se enchido disso e resolveu protestar? Mas esta ainda não é a questão que desejo debater.

A grande maioria das pessoas que hoje protestam em diversas capitais do país, amanhã estará lotando os estádios de futebol ou estará prostrada diante da televisão, tomando a sua cerveja, assistindo aos jogos da Copa do Mundo no Brasil. Uma Copa que custou bilhões de reais aos cofres públicos, dinheiro que faltava, está faltando e faltará à saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, infraestrtura de estradas, entre muitíssimos outros. Dinheiro jogado no lixo, descendo pelo ralo do superfaturamento, da corrupção, da ganância dos políticos e empresários, da imbecilidade de uma "pátria de chuteiras", mas sem escolas decentes, sem saúde, sem perspectiva de vida de quem não anda de Ferrari.

Estamos vivendo um momento de alta da inflação, mas a Copa está vindo aí. Nossas estradas estão esburacadas, nossos hospitais e maternidades se comparam a matadouros, mas a Copa do Mundo está chegando! O transporte público é um caos, mas a Copa vem já! E quando ela for embora, o que nos restará? Mas esta é apenas a metade da questão.

Sejamos sinceros como cidadãos brasileiros que somos. Que levante a mão que nunca comprou um produto pirata (CD, DVD, etc.). Que levante a mão quem nunca emitiu propositalmente um cheque sem fundo. Que levante a mão quem nunca ultrapassou o sinal vermelho ou desrespeitou deliberadamente qualquer outra lei de trânsito. Que levante a mão quem nunca bebeu e depois dirigiu. Que levante a mão quem nunca vendeu seu voto! Que levante a mão quem paga seus impostos em dia. Que levante a mão quem não faz gato em água e luz. Que levante a mão quem é um funcionário honesto e que cumpre com todas as suas obrigações. Que levante a mão quem é um bom pai de família, que dá exemplo aos seus filhos de honestidade e justiça. Que bom, muitos levantaram a mão!

Mas o que estou querendo dizer é que a grande maioria das pessoas que protesta contra a corrupção, são corruptas! Em sua casa, na escola, no trabalho... Quando o candidato oferece algo em troca do seu voto, elas aceitam, se vendem! Quando surge a oportunidade de roubar, elas roubam; de defraudar, elas defraudam; de mentir, elas mentem. Não estou querendo justificar a situação em que vivemos. O que quero dizer é que para que o país mude, essa mudança precisa iniciar nas pessoas que fazem este país: NÓS! Pessoas transformadas é que fazem o mundo se transformar. O mundo não é um conceito abstrato: O MUNDO SOMOS NÓS!

Mas a maioria prefere entregar-se ao que é errado enquanto cobra que os políticos acertem. Preferem viver numa cultura de futebol, de músicas que fazem apologia a promuiscuidade e à violência, ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas, do que optar por coisas saudáveis para a mente, o corpo, o coração e a alma. Precisamos protestar contra a cultura lixo! Precisamos boicotar os jogos da Copa do Mundo! Precisamos fazer a nossa parte antes de cobrar que nosso vizinho faça a dele. QUANTO O CIDADÃO BRASILEIRO GASTA MENSALMENTE COM CIGARROS E BEBIDAS ALCOÓLICAS?

Devemos parar para pensar: QUEM JOGA NAS RUAS, NOS RIOS, NOS LAGOS E NAS ENCOSTAS O LIXO QUE ENTUPIRÁ BOEIROS E CAUSARÁ INUNDAÇÕES? Não basta os políticos fazerem a parte deles, precisamos fazer a nossa parte. Quais são os nossos ideais, nossas crenças, nossos valores? Creio que muitos precisam ser mudados. Talvez esses protestos nem seriam necessários se o nosso país já tivesse aprendido a votar e a cobrar dos políticos eleitos aquilo que é justo. Talvez essas manifestações se tornassem inúteis se, COMO CIDADÃOS, entendêssemos que a democracia não é feita somente de direitos, mas também DE DEVERES.

Que Deus nos ajude.

Mizael de Souza Xavier.

2 comentários:

  1. isso é verdade ' vc tm plena razao , todaa razao. eu particulamento já comprei dvs piratas, já joguei lixo nas ruas e etc.. ' mas nunca parei para pensar nesse assunto , é muito facil acusar os governantes "corruptos" sem se lembrar q foi eu q coloquei ele lá .NOS COLOCAMOS. agora , só cabe a nós cidadoes pensar antes de agir. parabens , belas palavras '

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE! DEUS TE ABENÇÕE HOJE E SEMPRE.

    Cleide.

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.