quinta-feira, 2 de maio de 2013

UMA MENSAGEM DE FÉ E ESPERANÇA PARA VOCÊ VENCER!



Eu não sei se foi só eu que reparei ou se mais alguém reparou, mas a grande maioria das mensagens que são postadas em sites de relacionamento, como o Facebook ou o G+, são massageadoras de ego. Fotos com motivos floridos, crianças sorrindo e frases de autoajuda estão sempre sendo postadas, como uma forma, talvez, de levantar o ânimo das pessoas, motivá-las, encorajá-las, ajudá-las a atravessar algum momento difícil e ter esperanças. Dentre essas mensagens estão aquelas cheias de textos bíblicos que falam de alegria, de vitória, de amor, de prosperidade, de bênçãos, de graças, do poder de Deus. São as mensagens mais compartilhadas entre os internautas.

Não nego que diante do computador - e me incluo neste meio - existam pessoas carentes de atenção, de carinho, de um ombro amigo, de uma palavra de esperança que as tire do seu mundo de dúvidas e desespero. Muitas dessas mensagens, creio eu, alcança sua fragilidade e serve como um oásis no deserto da agonia. Quem não precisa de palavras de incentivo? Quem não aprecia aquele texto bíblico que parece ter sido enviado por Deus no momento exato? Todos nós carecemos disso. Fico imaginando que muitas pessoas mudaram uma atitude errada, até mesmo a vontade de se suicidar, quando abriram a internet e se depararam com uma mensagem de ânimo. Mas é só disso que precisamos?

Algo está ficando perdido. Estamos nos acostumando a ouvir somente aquilo que nos interessa, aquilo que queremos ouvir. Ansiamos que as mensagens que nos são postadas venham de encontro a uma necessidade nossa, uma carência, um vácuo. E quando a lemos em alguma rede social ou por e-mail, bradamos: ALELUIA, DEUS FALOU COMIGO! É a resposta "positiva" para um problema que vínhamos enfrentando; é a direção "certa" que queremos seguir; é o sinal gráfico que faltava para terminarmos de escrever a história da nossa vida. E Deus mandou, Ele falou. Ficamos felizes, aliviados e saímos em busca de colocar em prática aquela palavra tão bem-vinda, aquele conselho tão aprazível. Vamos correndo TOMAR POSSE DA NOSSA VITÓRIA!

Mas creio que nem sempre aquilo que precisamos ouvir é o que queremos escutar. Nem sempre a palavra que Deus tem para nós vem junto com um bouquet de flores coloridas e perfumadas. Quantas mensagens falando de conversão, de arrependimento, de perdão, de necessidade de salvação você tem lido na Internet? Quantas mensagens são um apelo a uma vida ética? Quantas mensagens nos chamam a refazer nossa vida, reconstruir nosso caráter e a abrir mão daquilo que tanto queremos e que no fundo sabemos não ser o correto? Será que de fato Deus quer nos dar todo o ouro e toda a prata do mundo? Será que o que estamos precisando ouvir de Deus é: MEU FILHO, O SEU PROBLEMA DE NADA MAIS É DO QUE PECADO. VOCÊ NÃO ESTÁ PRECISANDO DE UM OMBRO AMIGO. VOCÊ ESTÁ PRECISANDO É DE DOBRAR SEUS JOELHOS E SE ARREPENDER.

Será que é esse tipo de mensagem que queremos encontrar na nossa caixa de e-mail? Será que queremos ouvir Deus falar conosco: ABANDONE ESSA(E) AMANTE! DEIXE DE SER EGOÍSTA! CHEGA DE SER ORGULHOSO! LARGUE SUA PREPOTÊNCIA E ARROGÂNCIA! SEJA HUMILDE! ORE MAIS E RECLAME MENOS! PARE DE MENTIR PARA SEUS PAIS (IRMÃOS, AMIGOS, CÔNJUGE...), DEIXE DE SER DESONESTO NOS SEUS NEGÓCIOS! PARE COM ESSE AMOR AO DINHEIRO! ABRA MÃO DESSE TEU SONHO, POIS ELE PREJUDICARÁ MUITAS PESSOAS! VENDA TUDO O QUE TEM E DÊ AOS POBRES E DEPOIS ME SIGA! RASGUE SUAS REVISTAS PORNOGRÁFICAS! EVANGELIZE! AME! ACABE COM ESSA HIPOCRISIA E MOSTRE QUE É MEU FILHO ATRAVÉS DE ATITUDES DÍGNAS!

Essas mensagens não aparecem no Faceebok ou no G+. Talvez sim, mas é muito difícil. O que as pessoas querem é ter o seu ego massageado, seu pecado justificado e coberto pela hipocrisia. E quando alguém tem coragem - porque é usado por Deus - para falar de pecado, de hipocrisia, de arrependimento, de pessoas que possivelmente não entrarão no reino dos  céus, alguém está de pronto para dizer: NÃO JULGUEIS PARA NÃO SERDES JULGADOS! Tais pessoas também necessitam de uma mensagem mais dura de Deus. AQUELES QUE DESPREZAM A CORREÇÃO, DESPREZAM O PAI QUE CORRIGE.

Mas penso um pouco mais além. Imagino como pode haver a atuação do diabo por detrás dessas flores lindas e perfumadas, dessas mensagens meigas e carinhosas. Fico imaginando ele, nos lugares infernais, pensando consigo mesmo: QUANTO MAIS COITADINHAS AS PESSOAS SE SENTIREM, MAIS ELAS ACHARÃO QUE A ÚNICA COISA DE QUE PRECISAM É DE UM AFAGO. E ele dá esse afago. O pecador precisando de correção, de arrependimento e conversão, e o diabo dizendo: CALMA, VAI FICAR TUDO BEM. Muitas das soluções bonitinhas que amamos ver prontinhas na Internet não produzem mudança de atitude, mudança de vida, mudança de comportamento. O Evangelho é um chamado ao arrependimento, à conversão do pecador a Cristo e não um fonte de autoajuda para quem está passando por momentos difíceis. Autoajuda encontramos em livros escritos por autores cristãos, como também muçulmanos, budistas, espíritas e até ateus.

Claro, Deus é um Deus amoroso, misericordioso, que deseja o melhor para nós. Ele não quer nos ver sofrendo, certo? Sim, mas Ele pode usar o sofrimento para moldar nosso caráter, aperfeiçoar nossa fé. Ele não quer nos ver por baixo, certo? Sim, mas de repente é por baixo que precisamos estar, humilhados sob a sua poderosa mão, para que Ele, em tempo oportuno (na glória celeste futura) nos exalte. DEUS QUER NOS VER BEM E FELIZES, MAS DO SEU PONTO DE VISTA, SEGUNDO A SUA PALAVRA E PARA A SUA GLÓRIA. DE REPENTE O BEM QUE DEUS TEM PARA NÓS SÓ PODE SER ALCANÇADO DEPOIS QUE ABRIRMOS MÃO DO BEM QUE QUEREMOS PARA NÓS MESMOS. Nosso conceito de felicidade e bem-estar pode não incluir os valores absolutos da Palavra de Deus e com certeza Ele não nos dará.

PENSE NISSO.

Mizael de Souza Xavier.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.