domingo, 10 de março de 2013

ESTRATÉGIAS DE SATANÁS: CUIDADO!


ESTRATÉGIAS DE SATANÁS: CUIDADO!
Mizael de Souza Xavier

ATENÇÃO: Ao final da leitura deste estudo, você terá dois desafios para escolher!

Todos nós que fomos regenerados pelo Espírito Santo mediante a justificação pela fé em Jesus Cristo, pertencemos a uma classe diferente de seres humanos, não pelos nossos próprios méritos, mas pela graça soberana de Deus: a classe daqueles que nasceram de Deus e que pertencem a Ele:

"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:11-13).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO CINCO EVIDÊNCIAS DE QUE VOCÊ PRECISA DE SALVAÇÃO

Aqueles que não nasceram de Deus, não pertencem a Ele, no sentido de fazerem parte da sua família e da sua Igreja. O apóstolo João escreveu:

"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca. Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno" (1 João 5:18,19).

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL

Um outro elemento desta questão é o Maligno. Ele não pode tocar naqueles que nasceram de Deus, mas aqueles que não nasceram, fazem parte de um sistema de pecado e de morte em que ele vive e comanda. Se por um lado os convertidos alegram-se pela vitória que alcançaram em Cristo, por outro, os ímpios vivem como se Deus não existisse, ainda que muitos declarem crer nele.

Enquanto o mundo jaz no Maligno, o cristão é chamado a não viver na prática do pecado. Vemos que há uma relação entre a nossa inclinação para pecar e a atuação do inimigo da nossa alma. Não podemos menosprezá-lo, embora estejamos à salvo em Cristo e Satanás seja um ser condenado ao lago de fogo. Paulo escreveu que não devemos dar lugar ao diabo (Efésios 4:27), também em um contexto de prática de pecados. Em um contexto parecido, Tiago afirma: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tiago 4:7). Embora cada um seja tentado conforme a sua própria cobiça (Tiago 1:14) e a nossa carne seja tendenciosa a pecar (Gálatas 5:13-26), o diabo também colabora para a nossa queda e vive em derredor de nós, procurando alguém que possa devorar, de modo que devemos resistir-lhe firmes na fé (1 Pedro 5:9). O que aconteceria, porém, se fôssemos convencidos de que o Maligno (Satanás, diabo, etc.) não existe? Certamente relaxaríamos as nossas resistências e nos tornaríamos presas fáceis para ele.


👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO COMO SABER SE VOCÊ É UM FALSO PROFETA?

Este tem se revelado um enorme esforço de Satanás: convencer as pessoas de que ele não existe, entre outras estratégias malignas que ele emprega para enganar e aprisionar os perdidos em sua teia de destruição. Enquanto algumas igrejas elevem à máxima potência o poder de influência e destruição de Satanás, outras tendem a minimizá-lo. Sabemos que Deus é soberano e está no controle de todas as coisas, mas também conhecemos a sua Palavra e temos consciência de que, assim como aconteceu com Jó, em sua provação, e com o Senhor Jesus no deserto, Deus permite determinadas situações para provar a nossa fé ou mesmo nos castigar ou corrigir. Precisamos da doutrina, daquilo que a Bíblia diz sobre todas essas coisas, para que não nos deixemos enganar.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO A ARMADURA ESPIRITUAL DO CRISTÃO

Vejamos algumas estratégias de Satanás para desviar o nosso foco da verdade e nos levar a pecar.

1. Convencer o homem de que Deus não existe. Não existindo Deus, automaticamente não existe céu e inferno, não existe pecado, não existe diabo. Assim, as pessoas podem viver segundo sua própria vontade, caminhando para o inferno sem se darem conta disso.

2. Convencer o homem de que a Bíblia não é a Palavra de Deus e que ela contém erros e equívocos. Quando não acreditamos na Bíblia, não acreditamos no Deus que ela revela, nos seus mandamentos e na salvação em Cristo. Algumas teologias insistem que a Bíblia não é, mas apenas contém a Palavra de Deus. Outras a tomam como insuficiente, produzindo novas revelações, dogmas e doutrinas que, no final das contas, contradizem as Escrituras. Ainda outras tentam explicar seu conteúdo aludindo a mitos e figuras de linguagem que acabam por anular ou distorcer o seu conteúdo. Quanto mais distantes da verdade os perdidos estiverem, mais perdidos eles estarão.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO A LETRA MATA

3. Convencer o homem de que ele, o diabo, não existe, que não passa de um personagem mitológico. Quanto mais o homem acreditar que o diabo não existe, mais irá servi-lo e viver sob o seu domínio. Satanás tem iludido, inclusive, muitos cristãos, que enxergam nele uma figura de linguagem, não um ser pessoal, real e maligno. 

4. Convencer o homem de que ele não é tão mal assim, mas é apenas uma vítima da tirania de Deus. Satanás tenta amenizar seu próprio mal, oferecendo pactos que vão de encontro às necessidades humanas, promovendo um suposto bem que prende suas vítimas num laço destruidor que só pode ser quebrado pela conversão a Cristo.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO .MOVIMENTO DE BATALHA ESPIRITUAL

5. Por meio da Teologia da Prosperidade, o diabo busca convencer o homem de que pode proporcionar-lhe prosperidade, sucesso e felicidade plenos e verdadeiros, usando o nome de Jesus como um amuleto ou a chave que abra os cofres do céu, ensinando que as bênçãos de Deus se resumem a isso, tirando o foco do Reino dos céus e da volta de Jesus, bem como a necessidade da conversão.

6. Convencer o homem de que tem poder igual ou superior a Deus. Muitos crentes têm medo do diabo, como se todo o poder que ele tivesse não fosse dado e limitado por Deus ou como se ele pudesse fazer algo que Deus não autorizasse. Como aconteceu com Jó, nada o diabo pode fazer sem a permissão e os propósitos eternos de Deus.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO BATALHA ESPIRITUAL: NÃO LARGUE A SUA CRUZ

7. Convencer o homem de que o ser humano é essencialmente bom e que o pecado não existe. Esta é uma das heresias evangélicas ensinadas no passado por Pelágio e por Armínio. Alguns teólogos dessas linhas, incluindo o pensamento de Edir Macedo, professam que o homem não está corrompido totalmente, tendo o poder de por si só alcançar a sua salvação. Isso anula a cruz de Cristo e a salvação pela graça apenas e também envolve religiões que pregam a salvação ou a evolução espiritual por meio do karma ou das obras.

8. Convencer o homem de que ele não precisa orar a Deus, colocar a sua vida, submeter a sua vontade a vontade dele e esperar dele resposta às suas preces. No crente, ele distorce o sentido da oração, transformando-a num instrumento de barganha, onde o crente exige de Deus as suas bênçãos, sem contar com sua vontade soberana. Satanás tem levado muitos a exigirem bênçãos de Deus e a determinar o que Ele deve ou não deve fazer.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

9. Convencer o homem que cada um tem a sua religião e pode segui-la como bem desejar; que o Cristianismo é apenas mais uma dentre tantas religiões espalhadas pelo mundo e o Deus cristão é mais um deus no panteão de deuses da humanidade. Assim, ele tenta convencer o crente que respeitar a religião dos outros significa deixá-los crendo em qualquer coisa sem apresentar-lhes a verdade do Evangelho, pois, segundo ele, todos os caminhos conduzem a Deus. De fato, todos os caminhos humanos conduzem a Deus: ao juízo de Deus e ao lago de fogo. Mas somente por meio de Cristo o homem pode ser reconciliado com Deus e obter a salvação.

10. Convencer o homem que existe vida espiritual longe de Deus, que é possível cada um entrar em contato com seu deus interior por meio de meditações e passes. Assim, não há necessidade de Cristo nem do Espírito Santo. Na verdade, há vida espiritual sim, uma especialidade morta, repleta de pecado e condenada ao inferno.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO LONGE DA IGREJA, MAS PERTO DE DEUS?

11. Convencer o ser humano, acima de tudo os cristãos, de que Deus não é soberano, de que Ele não está no controle absoluto de tudo e que pode ser manipulado. Além disso, busca convencer os incrédulos que é possível ganhar ou comprar a própria salvação por meio de obras meritórias, anulando as reivindicações do sacrifício de Cristo na cruz. Quanto mais os pecadores acham que podem introduzir a si mesmos no céu, mais distantes ficam da salvação. Logo, o diabo e seus anjos terão muita companhia no inferno.

12. Criar uma fé baseada no pragmatismo e nos milagres e maravilhas, sem a mensagem da cruz, sem conversão verdadeira, apenas a tomada de posse de bênçãos, promessas de vitórias e profecias de mais bênçãos. Os perdidos não buscam a Deus para serem perdoados dos seus pecados, mas para ficarem ricos.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO A AÇÃO SOBERANA DE DEUS NA SALVAÇÃO

13. Convencer as pessoas que a igreja é o grande câncer da sociedade, que ela é totalmente pervertida e corrupta, que não existe igreja/templo na Bíblia e que é possível ser cristão sem estar comungando de sua fé com outros cristãos em uma igreja local. Assim, ele tem criado um exército de "desigrejados" que odeiam a instituição, desprezam doutrinas, não se submetem a nenhuma liderança, criam suas próprias regras e toleram muitos pecados.

14. Criar uma agenda liberal para a igreja, onde a ideologia de gênero, o aborto, a legalização das drogas, o sincretismo e o socialismo são formas de pensamento aceitáveis e devem ser tolerados e alimentados. Esta tem sido a estratégia mais utilizada por Satanás, causando divisões nas igrejas cristãs e a apostasia de muitos que diziam ser crentes, mas que acabam se revelando filhos do diabo.

15. Convencer o homem de que não existe um inferno literal com fogo e enxofre, que isso é apenas uma metáfora e que o amor de Deus jamais permitiria a existência de um lugar tão terrível assim. Nessa mentira, muitos vivem sem temor a Deus e sem temer o inferno, incluindo muitos cristãos. O inferno estará cheio de almas que jamais acreditaram nele.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO: OS DESIGREJADOS

DESAFIOS:

1. Se você concorda com tudo o que está escrito aqui, encontre na Bíblia textos que comprovem cada uma das 14 estratégias e complete este estudo.

2. Se você NÃO concorda com tudo ou parte do que está escrito aqui, faça o mesmo: encontre na Bíblia textos que comprovem seu pensamento e refutem o que você achar necessário.

👉🏻 CLIQUE AQUI E LEIA NESTE BLOG O TEXTO DECEPCIONADOS COM A IGREJA

Gostou deste estudo? Comente e compartilhe com seus amigos, familiares, irmãos em Cristo e nas suas redes sociais! Desde já te agradeço.

Conheça e adquira o devocional DESAFIO DIÁRIO, de minha autoria, à venda na Amazon em formato de livro digital. São 365 mensagens. Clique aqui: DESAFIO DIÁRIO E-BOOK

Veja alguns dos meus e-books publicados na Amazon que podem ser do seu interesse. Basta clicar sobre os títulos:





Clique aqui e conheça todos os meus e-books na Amazon: MEUS E-BOOKS NA AMAZON

Contantos com o autor pelo Telegram: @escritormizaelxavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.