segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

ONDE ESTÁ A SUA FÉ?






Imagine-se partindo para uma viagem de barco, não num grande barco repleto de botes e coletes salva-vidas, mas numa pequena embarcação onde cabem apenas você e alguns amigos. Mas a viagem não é longa, vocês vão apenas atravessar de uma margem para outra do lago. Todos estão felizes e cansados, o dia foi cheio de boas surpresas e de muito trabalho. A viagem transcorre normalmente, até que de repente surge uma forte tempestade. Os ventos fortes e as águas agitadas sacodem o barco de um lado para outro. Você e seus amigos seguram firme o timão, recolhem as velas, se seguram o máximo que podem enquanto as águas parecem querer lhes engolir. Estão todos desesperados, vendo que a qualquer momento o pior pode acontecer.
         Foi isto o que aconteceu certa vez com os discípulos de Jesus Cristo. Eles, a pedido do Senhor, entraram num barco, e Jesus lhes disse: “Passemos para a outra margem do lago” (Lucas 8:22). Então, lá estavam eles no barco com Jesus. Mas no meio da viagem aconteceu algo: Jesus dormiu (v. 23), e uma forte tempestade de vento ameaçava virar a embarcação. Com certeza eles tentaram de todas as formas salvar suas vidas, retirando o excesso de água, segurando-se o mais firme possível. Até que finalmente se lembraram que Jesus estava no barco com eles. O evangelho de Marcos mostra de forma interessante como eles se dirigiram a Jesus: “Mestre, não te importa que pereçamos?”. Jesus então se levantou, acalmou a tempestade e se fez grande bonança. E depois que tudo estava calmo, repreendeu a falta de fé dos seus discípulos (Mateus 8:23-27; Marcos 4:35-41).
         Esta situação ilustra claramente o que acontece na vida de muitas pessoas que acreditam que possuem alguma fé em Deus. Basta olhar alguns capítulos e versículos anteriores para vermos que os discípulos tinham todas as condições de não se desesperarem naquele momento de tribulação. No evangelho de Lucas podemos ver quantos milagres eles presenciaram ao lado de Jesus antes daquela viagem:

  • A cura de um endemoninhado em Cafarnaum (4:31-37)
  • A cura da sogra de Pedro (4:38,39)
  • Cura de diferentes moléstias e a expulsão de demônios (4:40,41)
  • Uma pesca maravilhosa (5:1-11)
  • A cura de um leproso (5:12-19)
  • A cura de um paralítico em Cafarnaum (5:17-26)
  • A cura do homem da mão ressequida (6:6-11)
  • A cura de muitos enfermos no litoral de Tiro e Sidom (6:17-19)
  • A cura do servo do centurião (7:1-10)
  • A ressurreição do filho da viúva de Naim (7:11-17)

Os discípulos se desesperaram assim que a tempestade caiu sobre eles. Eles esqueceram quem estava no barco com Eles e de todos os milagres que haviam presenciado. Talvez isto esteja acontecendo agora na nossa vida, talvez estejamos passando por momentos de tribulação, de provação e estejamos esquecendo que Jesus está conosco no barco, que Ele está no controle de nossas vidas.
Algo muito interessante também nesta história é que Jesus dormia! A tempestade forte ameaçava o barco onde ele repousava, os ventos lançava-lhes de um lado para outro, com certeza havia muita correria e gritaria, pois todos estavam desesperados de suas vidas, temendo pelo pior. E a Palavra de Deus nos diz que Jesus simplesmente dormia. Ora, será que quando estamos sendo açoitados pelas ondas da vida, Jesus está dormindo? Será que Ele não está vendo nossas lágrimas, nosso sofrimento, nossas lutas, nossas dores? Será que de repente o Mestre desistiu de olhar por nós? Talvez os discípulos tenham pensado sobre essas coisas. Mas como eles não costumavam olhar para os milagres do passado, para tudo aquilo que Jesus já havia operado, eles também não tenham prestado atenção às palavras de Jesus: “Passemos para a outra margem do lago”.
Jesus tinha um plano na vida daqueles homens. Ele já havia traçado um caminho: passar à outra margem. O que eles não compreenderam é que independente das circunstâncias, das grandes ondas, dos fortes ventos, da escuridão ou de qualquer outro fator, eles haveriam de chegar do outro lado. Por que Jesus dormia? Porque Ele sabia que nada poderia frustrar os seus planos! Ele não temia a tempestade porque sabia que chegaria ao seu destino. Mas os discípulos temeram, porque sua fé não era grande o suficiente para crer que o Mestre haveria de cumprir o que dissera. Eles temeram porque não confiavam que suas vidas estavam bem seguras nas mãos daquele que tinha o poder de ressuscitar os mortos, de curar os enfermos, de lhes dar o Espírito Santo para sempre. Eles temeram porque olharam mais para as circunstâncias do que para o cumprimento das promessas do Senhor.
Assim somos muitos de nós quando passamos pelas tempestades da vida, quando somos submetidos à provação: esquecemos de tudo que Deus já fez na nossa vida, a começar pela nossa salvação, e duvidamos que conseguiremos chegar ao fim. Mesmo Deus tendo nos prometido a vitória, mesmo tendo Ele dito que somos mais que vencedores, ainda assim duvidamos e vemos a nossa fé naufragar. Achamos que Deus está dormindo, que Ele não liga mais para nós e nos entregamos ao desespero. É quando Jesus olha para nós e pergunta: “Onde está a vossa fé?”.

ESTE TEXTO ESTÁ MELHOR DESENVOLVIDO E FAZ PARTE DO E-BOOK QUE VOCÊ PODE ADQUIRIR PELA AMAZON:


CONHEÇA E ADQUIRA OS MEUS E-BOOKS COM TEMAS TEOLÓGICOS, ESPIRITUAIS, POESIA, TEATRO, CONTOS E MUITO MAIS! ACESSE O SITE OU O APLICATIVO DA AMAZON E ADQUIRA OS SEUS. VEJA ALGUNS TÍTULOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.