quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

OS PRIMEIROS PASSOS NA VIDA CRISTÃ




Bem-vindo à sua nova vida com Cristo! Saiba que você tomou a decisão certa, uma decisão que mudou o seu destino na eternidade. Os céus estão em festa e nós estamos felizes de poder nos alegrar com você e compartilhar dessa sua caminhada na fé, ajudando-o em tudo que for preciso. Mas a sua decisão foi apenas o primeiro passo, a estrada é longe e existe muito para fazer. Você não foi salvo apenas para ir para o céu, mas para se transformar num servo do Senhor. Deus quer usar você na Sua obra!

Pensando nisso, preparamos o estudo abaixo. Pegue a sua Bíblia e ore a Deus pedindo sabedoria espiritual para compreender a Sua Palavra. Procure na Bíblia os versículos entre parênteses; leia, memorize. Se tiver dificuldade, chame uma pessoa que possa lhe ajudar. Bom estudo e que o Senhor lhe abençoe.

Cinco coisas que você precisa saber

1 – Os seus pecados foram perdoados. Para Deus não importa quem você era ou o que fazia. Quando você se converteu a Jesus, Deus apagou os seus pecados e os lançou no mar do esquecimento (Isaías 1:18 e 43:25; Hebreus 8:12) . Pela graça de Deus você foi salvo pela fé em Cristo Jesus (Efésios 2:8,9) e os seus pecados foram perdoados (Colossenses 2:13,14). O que importa é de agora em diante. O pecado não terá mais domínio sobre você (Romanos 6:12,14).

2 – Agora você é uma nova criatura. Quando você aceitou a Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador, a sua natureza pecaminosa morreu, agora você é uma nova criatura lavada e remida no sangue de Cristo (2 Coríntios 5:17). Você tem uma nova vida, uma nova disposição dada por Deus para ser diferente. Leia 1 Pedro 1:3 23. Veja como o apóstolo Pedro trata a sua nova vida. Você é feito nova criatura: a) segundo a misericórdia de Deus; b) para uma nova esperança; c) pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mostos; d) não de semente corruptível; e) da incorruptível semente, pela Palavra de Deus. O seu novo nascimento procede de Deus, não dos homens. Você agora é santo, separado para Deus.

3 – Deus ama você. Você é uma prova viva do amor de Deus! Leia João 3:16 e veja como se manifestou o amor de Deus na vida da humanidade. Deus não esperou que você ficasse bom para amá-lo, mas te amou mesmo você sendo pecador (Romanos 5:8). É maravilhoso saber que temos um Deus que nos ama, que foi capaz de morrer na cruz para nos salvar. Creia que Ele pode fazer muito mais por você.

4 – Você agora é filho de Deus. Só existe uma maneira de nos tornarmos filhos de Deus: aceitando a Jesus como Senhor e Salvador (João 1:12). E essa foi a sua decisão. Meus parabéns, pois agora você é filho de Deus e faz parte da Sua imensa família, a igreja! Você agora pode se relacionar com Deus como uma filho se relaciona com o pai. Você também é herdeiro de Deus com Cristo (Romanos 8:14-17). Esse relacionamento, é claro, requer da sua parte obediência, submissão e fidelidade ao Pai celestial.

5 – Você pode ter uma vida vitoriosa. A primeira vitória você já teve: sobre a morte e o inferno (1 Coríntios 15:54-57), pois você agora tem a vida eterna em Cristo e irá pro céu. Mas Deus ainda quer te dar muito mais! Ele quer te dar vitória sobre a carne (Romanos 13:13,14), sobre o mundo (1 João 5:4), sobre Satanás (1 João 5:18). Deus estará com você nas batalhas, no sofrimento, nas tribulações. Ele te fará vencedor e estará sempre atento às suas orações, atendendo a todas segundo a Sua vontade.

Cinco coisas que você deve fazer

1 – Estudar a Bíblia diariamente. Crente vazio não para em pé! A Bíblia é o alimento espiritual do crente. É ela quem vai trazer o seu crescimento espiritual, fornecendo as bases sólidas para a sua fé, auxiliando-o na tentação, trazendo paz, dando-lhe direção nos momentos difíceis, fortalecendo e moldando o seu caráter cristão. Se você ainda não possui uma Bíblia, adquira uma. Leia todos os dias em espírito de oração, medite nas suas verdades, compartilhe com as pessoas sobre o que aprendeu. Pregue a Palavra! Leia: Salmo 119:11; Colossenses 3:16; 2 Timóteo 3:16; Mateus 4:4.

2 – Orar constantemente. Orar é dialogar com Deus, chegar-se ao trono da graça para receber orientação, para clamar por auxílio, para buscar de Deus a Sua vontade. Orar significa reconhecer a nossa dependência de Deus e a nossa submissão à sua vontade. Ore sempre, todos os dias. Leia 1 Tessalonicenses 5:17; 1 Timóteo 2:1,2,8; Tiago 5:17,18; Mateus 6:6-8. Oração também é alimento. Deus não te deixará sem resposta, sempre estará disponível para atendê-lo, segundo a Sua vontade. Se você ainda não sabe orar, peça que alguém mais velho na fé ore com você. Exercite a oração.

3 – Viver fielmente. Deus deseja que você viva fielmente a Ele, obedecendo à Sua Palavra, praticando-a, pregando-a. Viva os princípios eternos de Deus, procure saber o que Ele pensa sobre tudo que você desejar fazer. Não permita que o mundo, a carne ou o diabo lhe seduzam. Você é nova criatura, tem o Espírito Santo dentro de você para lhe capacitar a ser fiel. Os valores do mundo são imorais e conduzem a morte. Ande pelo caminho reto (Salmo 101:6), renove a sua mente (Romanos 12:2) e seja fiel até a morte (Apocalipse 2:10). Acredite: vale a pena.
4 – Manter comunhão com os irmãos. A família de Deus precisa estar unida (Hebreus 10:24,25). Você agra faz parte do corpo de Cristo, que é a igreja (Colossenses 1:24). A Bíblia nos diz que somos membros uns dos outros (Romanos 12:5; Efésios 4:25), portanto devemos permanecer firmes nesse corpo para que possamos ser supridos como membros, caso contrário morreremos. Na igreja você poderá: a) participar da Escola Bíblia Dominical e aprender mais sobre a Palavra de Deus; b) desenvolver preciosas amizades; c) atuar em ministérios; d) exercitar o seu dom espiritual; e) compartilhar seu testemunho; f) contar as bênçãos e os livramentos que o Senhor tem lhe dado; g) participar dos cultos e ser abençoado; h) buscar auxílio espiritual para os momentos difíceis, e muito mais. Jamais deixe a igreja, mesmo que em alguns momentos algumas pessoas o decepcionem. Olhe para Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).

5 – Testemunhar de Jesus Cristo. Você não foi salvo apenas para ir pro céu, mas para ser um obreiro (Efésios 2:8-10), e isto inclui ser testemunha de Cristo (Atos 1:8). Fale de Jesus para as pessoas, principalmente para a sua família. Veja acontecer com os outros o mesmo que aconteceu com você! Abre a sua boca e deixa Deus falar. Ele quer te usar para ganhar vidas. Você é testemunha de Jesus. Leia: Mateus 10:32,33; 2 Timóteo 4:2; Romanos 10:14.

MIZAEL XAVIER

CONHEÇA OUTROS LIVROS DE MINHA AUTORIA EM FORMATO DE E-BOOK QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR À VENDA NO SITE OU NO APLICATIVO DA AMAZON.COM.BR





































4 comentários:

  1. Gostei muito estou começando um estudo de discipulado na igreja esse estudo é muito objetivo

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse estudo estou iniciando um discipulado pra novos convertidos;ele é muito objetivo Deus abençoe grandemente esse ministerio

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este estudo, nos ajuda tremendamente no ministério de ensino.

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.