quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

MORTO PARA O PECADO E VIVO PARA CRISTO: uma leitura dos capítulos 6 e 7 da epístola de Paulo aos romanos


            No capítulo anterior, Paulo falou a respeito da justificação pela fé por meio da graça de Deus em Cristo Jesus. Aquilo que a queda destruiu – a minha comunhão com Deus – Jesus Cristo restaurou por meio da sua morte vicária na cruz. A lei do pecado foi substituída pela abundante graça de Deus na minha vida. Se no pecado eu estava morto, agora estou vivo na graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor (5:20,21).
            O capítulo seis me leva a pensar: ora, já que estou debaixo da superabundante graça de Deus e não estou mais sujeito à lei do pecado, e já que estou salvo, longe de qualquer condenação (8:10), então posso continuar pecando. Quanto mais eu pecar, mais serei alvo da misericórdia e da graça de Deus, pois Cristo já perdoou todos os meus pecados na cruz. O apóstolo Paulo mostra que este pensamento revela tão somente a minha insensatez. Como posso viver no pecado se estou morto para ele? Assim como Cristo morreu e ressuscitou para a glória, eu também morri para o mundo e ressuscitei para Cristo; agora vivo em novidade de vida.
            Quando Paulo fala que com Cristo foi crucificado o meu velho homem (v. 6), entendo que aquilo que eu era não existe mais. O sangue de Cristo me purificou e me deu vida, justificando-me do pecado. Se meu pecado está morto na cruz, ele já não faz mais parte da minha vida. Morto para o pecado, estou vivo para Deus em Cristo Jesus. A minha existência no passado era uma existência sem vida, sem rumo, perdida em meio aos meus pecados, à vontade da minha carne, que reinava sobre mim e me dominava. De que forma eu poderia resistir? Nenhuma, até o momento em que a vida de Cristo transformou o meu estado de morte em vida abundante. Aquilo que eu jamais poderia fazer, o Senhor Jesus fez por mim.
            A minha nova vida dada por Cristo não me permite viver mais do modo em que eu vivia. No meu corpo, que Paulo explicita que é mortal (ao contrário do meu espírito que é imortal), não deve reinar o pecado. O fato de Paulo estar dizendo isto significa que há a possibilidade de eu dar lugar à carne e desprezar a voz do Espírito Santo, ao mover de Deus dentro de mim. Ao contrário, devo oferecer o meu corpo a Deus e os meus membros como instrumento de justiça (v. 13). Isto só é possível porque Cristo morreu na cruz pelos meus pecados, no meu lugar, permitindo que o pecado não tenha mais domínio sobre mim. Somente a graça de Deus faz com que eu escolha não pecar, porque em mim não habita nada de bom e tudo o que sou e faço é porque Deus opera em mim.
            A minha nova vida em Cristo não objetiva apenas me livrar da prática do pecado. Não é somente deixar de fazer o que é mal que se constitui a minha conversão, mas passar a fazer o que é correto. Paulo diz; “Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação” (v. 19). Como nova criatura em Cristo, devo oferecer-me a Deus como servo da justiça para a santificação. Esta justiça não poderia ser alcançada senão por Cristo, e a minha atitude de obediência a ela não poderia jamais partir de mim mesmo. O que eu fazia no passado para nada servia, senão para me envergonhar agora. Agora, porém, sendo justificado por Deus e liberto do pecado, sou capaz, por meio de Cristo, a frutificar para a salvação, tendo no fim a vida eterna.
            O capítulo sete vem apenas reforçar a ideia do pecado da lei em contraste com a justiça da graça. Assim como o marido e a esposa estão ligados enquanto viverem, eu estava ligado à lei. Contudo, não estou mais vivo para a lei, para a qual morri em Cristo, mas agora pertenço a Deus, para o qual eu devo frutificar. Que frutos eu dava enquanto pecador errante no mundo? Como era a vida de alguém vendido à escravidão do pecado? A graça de Deus transformou essa realidade de morte na minha vida, de modo que agora eu posso servir a Deus em novidade de espírito. Somente a graça me torna capaz de servir a Deus. Como eu poderia servir a Deus estando longe da comunhão com Ele, alheio à sua existência?
            O apóstolo Paulo me leva a meditar sobre a lei de Deus. É ela pecado? Pode a lei de Deus gerar a morte? Como conceber que o Deus que criou o homem fizesse uma lei capaz de matá-lo? Não é isso o que acontece. A lei é boa, é santa; eu, porém, sou pecador. A lei apenas me lembra disso e mostra, através dos sacrifícios que precisam ser cometidos pelos pecados constantemente, que sou incapaz de cumprir a lei por causa do pecado que habita em mim. O que a lei faz é despertar em mim o pecado para mostrar a minha necessidade de Deus. Mas como me chegar a Deus se em mim não há justiça, se na minha carne não habita o bem, não habita o desejo de buscar a Deus? Como já aprendi, Cristo cumpriu a lei e restaurou todas as coisas e me reconciliou com Deus. Agora sou santo e não há mais necessidade de sacrifícios.
            A graça de Deus coloca por terra toda chance de uma auto-justiça minha, porque em mim não habita bem algum. Da minha própria vontade só existe o pecado, o desejo de transgredir os mandamentos de Deus através do mal que reside no meu coração. Paulo se autodenomina “carnal, vendido à escravidão do pecado” (v. 14). Assim como Paulo, não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Existe uma guerra que se trava dentro de mim entre fazer o mal que a minha carne deseja e o bem que a minha mente quer. Se dentro de mim há prazer na lei de Deus, este prazer entra em conflito com o pendor da carne, que é somente para a transgressão da lei. Desse modo fica evidente a minha incapacidade de fazer o que quero. Somente por meio de Cristo o pecado que habita em mim sede lugar ao prazer na lei de Deus.
            Depois de ler esses dois capítulos da epístola de Paulo aos romanos reconheço em mim um ser pecador, incapaz de vencer a batalha contra o mal que me domina. Estou naturalmente afastado de Deus por causa da Queda, mas sou aproximado dele pela sua graça. Estar com Deus é viver uma vida nova, com um novo espírito, um novo estilo de vida totalmente voltado para a justiça e a santidade. Não é pelas minhas obras que consigo ter paz com Deus, não é por eu ser religioso, mas somente pelo fato de eu ter sido feito justiça de Deus por meio do Senhor Jesus Cristo. Nele os meus pecados são perdoados, minha vida é transformada, meu relacionamento com Deus é restaurado.
            Por fim, o que posso concluir é que hoje vivo uma guerra que antes não existia em mim. Antes de conhecer a Cristo não havia nada dentro de mim que contrastasse com o meu pecado: era o pecado pelo pecado. Hoje essa guerra existe: a carne contra o Espírito. Hoje posso fazer o bem que eu não desejava, porque o poder de Deus opera eficazmente em mim por meio de Cristo. Hoje posso escolher caminhar sob as pisaduras do Senhor e viver uma vida santa e irrepreensível na sua presença, porque não sou mais pecador, mas justiça de Deus e templo do Espírito Santo.


17 de maio de 2010.



Um comentário:

  1. Como conceber que o Deus que criou o homem fizesse uma lei capaz de matá-lo? Não foi Deus quem criou a lei que pudesse matá-lo e sim que ele se tornou um transgressor por natureza, no dia em que Adão desobedeceu e tomou da árvore da ciência do bem e do mal. A estrutura de Adão se mudou, a sua natureza moral (viram que estavam nus, esconderam-se, transferiram a culpa: Adão culpou Deus por ter feito a mulher que o fez cair; Eva culpou a serpente.) Mas é isso mesmo agora em Cristo estamos reconciliados pelo sangue da Sua cruz; agora morri e ressuscitei; já me despojei do velho homem e sou em Cristo nova criatura. Bendito seja Deus o Pai por nos ter dado esta bendita esperança de vida eterna.

    ResponderExcluir

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.