quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

COMO SER SAL E LUZ


Sal e luz (Mateus 5:13,14)

Deus nos chama para a Sua obra e nos capacita para que tenhamos as condições necessárias para realizá-la. A nossa maior obra é a glorificação do Nome de Deus. Deus quer que o glorifiquemos. Uma das formas de fazermos isso é levando ao mundo o amor de Deus, o mesmo amor que nos alcançou e que quer alcançar toda a humanidade (João 3:16). Nós somos os mensageiros do amor de Deus, os pregadores das boas novas da salvação em Cristo Jesus.
Como ministros do Reino de Deus, Jesus nos comparou com dois elementos indispensáveis à vida humana: o sal e a luz. Ele afirmou que nós somos o sal da terra e a luz do mundo, isto é, que estamos aqui para fazer a diferença, para tornar conhecido o amor com que Ele nos amou. Mas o que é ser sal e luz? Que atitudes precisamos tomar para salgarmos e iluminarmos o mundo?


Sal

            Em primeiro lugar, precisamos conhecer algumas características do sal. Só assim entenderemos o nosso real papel no mundo.

·         O sal provoca sede. A nossa vida cristã precisa provocar sede nas pessoas. Elas precisam olhar para nós, para o nosso testemunho e a nossa pregação e desejar receber cada vez mais.
·         O sal da sabor às coisas. As pessoas estão tristes, desesperadas, perdidas, em depressão, indo pro inferno. Como filhos do amor de Deus, precisamos colocar um pouco de sabor à vida das pessoas, mostrando através do nosso santo proceder que é possível ser diferente, sempre mantendo um caráter cristão irreprensível.
·         O sal preserva. A sociedade está se deteriorando moralmente mais a cada dia. Precisamos fazer a nossa parte, evitando que a nossa sociedade se degrade ainda mais, ensinando e vivendo os princípios da Palavra de Deus contra os males e pecados sociais.

Mas para provocar impacto eficaz o sal precisa de algumas condições:

·         O sal precisa ter pureza. Quanto mais puro for o sal, maior a sua eficácia. E ele só se torna puro depois de passar por um longo processo de puruficação.
·         Para salgar o sal precisa estar envolvido com aquilo que ele quer salgar. Temos muitos cristãos que são sal, mas dentro do saleiro, isto é, inoperantes. Sem tocar em nada o sal perde todo o seu poder. Precisamos estar envolvidos com a obra de Deus e, acima de tudo, com aquelas pessoas que desejamos alcançar, nos relacionar.
·         O sal para fazer efeito precisa ter sabor. O sal que perde o seu poder, a sua capacidade de salgar, não cria sede, não acrescenta sabor, não retarda o apodrecimento. Todos esses elementos precisam trabalhar juntos.
·         Como podemos aumentar a nossa potencialidade como sal da terra? Com oração, leitura da Bíblia; mantendo comunhão com Deus e uns com os outros; comprometendo-se com a obra do Senhor; criando e preservando relacionamentos sadios e constantes.

  
Luz

         O segundo elemento é a luz. Interessante como Jesus se auto-intitulou a Luz do mundo (João 8:12; 2 Coríntios 4:6), e agora Ele afirma que a luz do mundo somos nós. Somos luz porque Jesus brilha através de nós, uma vez que por Ele fomos iluminados (Efésios 1:18). Mas o que é a luz e o que ela faz?

·         A luz torna as coisas visíveis e nos ajuda a enxergá-las como elas realmente são. As pessoas estão perdidas nas trevas do pecado e nós, como embaixadores da graça de Deus, devemos levar-lhes a luz do Senhor Jesus, pois nós mesmos estávamos em trevas e fomos resgatados (Efésios 5:8; 1 Pedro 2:9).
·         Ser luz é modelar a sociedade às formas de Deus, tornando o homem participante da natureza e da herança divinas (Atos 26:18).
·         Pode ser, também, apresentar a a verdade de Deus, o evangelho da salvação (2 Coríntios 4:4-6).
·         Nós somos a luz do mundo, mas não a NOSSA luz, e sim a luz de Jesus Cristo. A nossa luz não pode estar encoberta, mas devemos conhecer profundamente os objetivos da mensagem de Deus e verbalizá-la.
·         Ser luz é mais que dar bom testemunho. O testemunho pessoal é importante, mas a fé vem pelo ouvir o evangelho de Deus (Romanos 10:14). O que salva não é o nosso testemunho, mas a graça de Deus mediante a fé em Cristo.
·         Muitos crentes não pregam a Palavra porque acham que o seu testemunho pessoal já é o suficiente. Mas depois de verem as nossas obras praticadas como filhos da luz (1 Tessalonicenses 5:5; Efésios 5:8), as pessoas precisam conhecer o Evangelho que tornou tudo isso possível.
·         O conhecimento da Palavra é imprescindível à saúde espiritual do crente e à fé do descrente (Oséias 4:6; Atos 8:31).


Conclusão

            O crente precisa assumir uma postura diferente na sociedade. Assim como Noé, ele precisa ser justo e temente a Deus. Quando nos distanciamos de Deus e do ideal do Seu Reino de amor, perdemos a nossa capacidade de salgar e de iluminar o mundo e nos tornamos imprestáveis. Somos como o sal que jamais deixa o saleiro, ou como a luz que se acende em lugares escondidos, onde não há ninguém. Quando salgarmos, o sabor que devemos levar às pessoas é o sabor da vida abundante que Deus nos deu; quando iluminarmos, a nossa luz precisa ser o evangelho da salvação.

Para meditar

·         Você tem acrescentado sabor à vida das pessoas ou elas não setem diferença alguma com a sua presença?
·         Você tem testemunhado de Cristo com a sua própria vida e com a pregação da Palavra?


Mizael de Souza Xavier
15 de agosto de 2008.


AUTOR:

Mizael de Souza Xavier

CONHEÇA E ADQUIRA MEUS LIVROS JÁ PUBLICADOS EM FORMATO DE E-BOOK PELA AMAZON. AQUI ESTÃO ALGUNS DELES:

















5 comentários:

Por favor, jamais comente anonimamente. Escrevi publicamente e sem medo. Faça o mesmo ao comentar. Grato.